domingo, 15 de maio de 2011

Resíduos Eletrônicos: problemas e soluções

     Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes de equipamentos eletrônicos, tais como televisores, aparelhos de celular e computadores. O que fazer quando esses equipamentos quebram, ou não têm mais utilidade? Esta é uma dúvida comum, pois o lixo diário (plástico, papel, vidro...) todos sabem o lugar apropriado para o descarte - apesar de muitos não fazerem o certo -, porém a maioria das pessoas não sabe onde jogar fora seus equipamentos eletrônicos.
     Com o avanço tecnológico, compra-se cada vez mais aparelhos eletrônicos. Computador, televisão e aparelho celular não são mais sinônimo de status, pois até mesmo as classes menos privilegiadas vêm tendo acesso a esse tipo de tecnologia. Consequentemente, cresce também o lixo eletrônico. Não sabendo onde descartá-lo, as pessoas normalmente o jogam na rua, pedem ao caminhão de lixo para levar embora, ou pior ainda, jogam em lixões a céu aberto. Esses equipamentos são formados por metais pesados, como mercúrio e chumbo, constituindo um sério risco ao meio ambiente quando descartados em locais inapropriados: em contato com o solo, contaminam o lençol freático, e se queimados, poluem o ar. Além disso, são um risco à vida dos catadores dos lixões, pois podem causar doenças graves. Mas então, qual a solução?
     Existem várias empresas que lidam com a reciclagem desses materiais, assim como o auxílio da coleta seletiva, que pode indicar o local certo para descarte. Pode-se, também, doar a instituições aparelhos antigos, ou simplesmente ultrapassados, que ainda funcionam, pois seriam útil para muitas pessoas: o nosso lixo pode ser o luxo de alguém. É interessante também doar aparelhos que não mais funcionam para locais onde as peças poderão ser reutilizadas.
     É valido ressaltar a existência de projetos que visam a conscientização da população a respeito da reciclagem, reutilização e doação. É importante saber onde descartar eletroeletrônicos, e imprescindível que as pessoas tenham consciência do efeito desses aparelhos jogados no meio ambiente.

Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário