domingo, 15 de maio de 2011

O Problema do e-lixo no Brasil

   Nos últimos anos a tecnologia vem aumentando e como consequência disso cresce o número de equipamentos eletrônicos. Tais equipamentos trazem benefícios e malefícios à sociedade como o crescimento de descobertas em diversas áreas da ciência e o lixo eletrônico, respectivamente.
   O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, tem sido atualmente um problema para a população mundial. Se não forem descartados corretamente, equipamentos como celulares, geladeiras e computadores podem se tornar nocivos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente, pois contêm substâncias tóxicas em suas composições. O aumento do poder aquisitivo nas classes sociais mais baixas e a falta de empresas para reciclagem contribuíram para que o Brasil recebesse o título de país emergente com maior produção anual de e-lixo. A falta de informação da população também é um fator a ser considerado, já que a minoria possui conhecimento sobre como descartar esse material sem que cause algum dano. 
   Para que esse problema seja diminuído são necessárias medidas básicas para que haja maior conscientização da população. É preciso um maior número de coletores e empresas para lixo eletrônico, além de propagandas feitas pelo governo que mostrem ao público os males que o e-lixo pode causar. Seguindo isso, os primeiros passos para que a situação brasileira diante desse problema de escala mundial deixe de ser negativa estarão sendo dados. 

Um comentário: