domingo, 22 de maio de 2011

Dificuldades encontradas pelo idoso na sociedade

   Nos útimos anos, com o avanço da medicina, os idosos passaram a usurfruir de uma maior expectativa de vida. Em consequência disso, há o aumento da população idosa, tanto no Brasil quanto no mundo. Apesar disso, a falta de informação sobre as necessidades particulares dos idosos é um problema que gera preconceito e desrespeito de algumas pessoas com esses cidadãos.
   Um dos problemas do idoso no Brasil é a falta de cuidados e atenção. Algumas famílias se desfazem dos mesmos, abandonando-os em lares para idosos. Não tendo a família por perto, esses idosos caem em depressão. Além disso, a desvalorização do papel do idoso na sociedade também causa danos psicológicos. Outro grave problema encontrado é o difícil acesso aos planos de saúde, já que nessa fase da vida se fica mais suscetível à doenças e frequenta hospitais com mais frequência. Com o alto risco de doenças graves e mortes, planos de saúde não se "arriscam" pois podem ter prejuízos.
   Apesar do Estatuto do Idoso, que lhe assegura todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, a falta de infraestrutura para esses cidadãos ainda é grande. Com a perda de algumas habilidades que vem com o tempo, é comum idosos se locomoverem de ônibus. Motoristas que não respeitam e passam sem parar, e até mesmo passageiros que não se levantam, mostram como o cidadão brasileiro ainda é desrespeitoso com as pessoas da melhor idade.
   Ao contrário das pessoas citadas acima, algumas valorizam os idosos. Com a criação do Dia Nacional do Idoso, eles puderam se sentir menos deslocados na sociedade. Apesar disso, ainda há muito a se fazer para que o idoso possa realmente ser acolhido por todos os cidadãos no nosso país. Programas do governo para a inclusão do idoso na sociedade, além de campanhas para a conscientização da população, são algumas das muitas soluções para que essas pessoas se sintam importantes, não importando a idade em que estão.


  Izabela

3 comentários: