domingo, 29 de maio de 2011

Cadeirantes e falta de infraestrutura no Brasil

   Segundo estatísticas, há 24,5 milhões de portadores de deficiências no Brasil. Os cadeirantes, deficientes que necessitam de cadeira de rodas para locomoção, são grande parte deles. Muitos desses deficientes estudam e trabalham, precisando se locomover pelas cidades. Será que os municípios brasileiros possuem estrutura suficiente para auxiliar esses cidadãos?
   Há alguns estabelecimentos, como universidades, que possuem rampas para facilitar a subida com a cadeira de rodas, mas, infelizmente, essas ainda são poucas. Além disso, muitos cinemas, bares e restaurantes não possuem infraestrutura para atender pessoas com esse tipo de deficiência, fazendo com que o lazer passe a ser de difícill acesso. Também é pequeno o número de táxis e ônibus que possuem adaptações. Isso mostra que, apesar da Lei de Amparo Federal, os cadeirantes ainda enfrentam problemas com acessibilidade.
   A falta de infraestrutura nas cidades, faz com que os portadores dessa deficiência se tornem extremamente dependentes de outras pessoas. Algumas vezes são deixados de lado, sofrendo preconceito e sendo classificados como inúteis à sociedade por não conseguirem fazer o que as pessoas "normais" fazem.
   É preciso que a população se conscientize para que possa entender as dificuldades que os cadeirantes precisam enfrentar, e assim saiba que coisas simples podem ser extremamente complicadas para os que possuem essa deficiência. Programas que adaptem as cidades para maior facilidade de locomoção desses cidadãos, além do aumento de meios de transporte com adaptações para esse tipo de deficiência, seria o começo de um grande movimento para ajudar essas pessoas com necessidades especiais.


 Izabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário