segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma nova perspectiva aos homossexuais

     A homossexualidade sempre foi um assunto polêmico e as discussões acerca do tema têm tomado proporções cada vez maiores, tanto na esfera política como na religiosa. Homossexuais e defensores dos direitos dos mesmos lutam contra a homofobia e têm conseguido atingir seus objetivos. Mas será que assegurar seus direitos, ainda que com a proteção da lei, mudará totalmente o cenário atual?
     Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união civil entre os homossexuais, assegurando-lhes direitos como herança, pensão por morte ou separação e declaração compartilhada do Imposto de Renda, ou seja, os mesmos dos casais heterossexuais. Além disso, a Lei de Racismo foi modificada para criminalizar também os atos de homofobia, estendendo a eles as mesmas punições impostas aos crimes de preconceito racial, isto é, de um a três anos de reclusão caso haja recusa ao atendimento a gays em restaurantes e bares, assim como repressão a trocas de afetos em locais públicos. A lei vale, também, para quem incitar a discriminação e a violência contra homossexuais.
     Todas essas conquistas, porém, não são sinônimo de uma sociedade menos preconceituosa, afinal, a lei serve apenas como imposição. Foi criado, portanto, uma campanha que leva um kit anti-homofobia (kit gay) às escolas. Esse kit contém três vídeos e uma cartilha e, através dele, os professores podem educar as crianças e adolescentes quanto ao homossexualismo. É papel também dos pais conversar sobre o assunto com os filhos. Afinal, homossexualismo, ao contrário da homofobia, não é crime. Os homossexuais apenas lutam por direitos igualitários, para que possam viver sem medo de serem agredidos na rua, para terem o direito à união civil como qualquer outro cidadão e para, principalmente, tentarem mudar a ideia dessa geração tão preconceituosa.

Mariana